quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A decisão do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança de São José em dar prioridade aos motoristas que trafegam pela Rua Nossa Senhora Aparecida, tem protestos e aplausos. Para a engenheira de trânsito, Eniara Porto, responsável pelas modificações, trata-se de uma medida que tem como objetivo diminuir os acidentes frequentes naqueles cruzamentos.

            Ao dar a preferência para a via, o sistema binário formado pelas Ruas Santo Antônio que liga a Leoberto Leal com a Gerôncio Thives, e Manoel Loreiro que faz o inverso, e antes tinham preferência, passam agora a ser secundárias quando alcançam a Nossa Senhora Aparecida. A Santo Antônio e a Manoel Loreiro são ruas importantes na ligação entre os bairros Barreiros Sede e Kobrasol e, por consequência, o Shopping Itaguaçu. Eniara alega que os estudos mostraram que nos horários de pico, principalmente no início da noite, o movimento maior é provocado pelos motoristas que aproveitam o atalho pela Procasa fugindo do congestionamento nas proximidades do Shopping Itaguaçu. Ao chegar na confluência com a Manoel Loreiro não obedeciam a sinalização e muitas vezes se chocavam com os veículos que subiam em velocidade. “Hoje temos ali um redutor de velocidade”, justifica a engenheira.
            “Acho que agora erraram de vez”, reclama o taxista Richartz Schaf, há 40 anos na profissão e que atende no Ponto de Taxi no final da Rua Manoel Loreiro. “Mudaram para beneficiar aqueles que não respeitam o trânsito. Existiam as placas sinalizando e mais as tartaruguinhas pedindo redução, porque não obedecer? Imagina agora um caminhão pesado subindo a Manoel Loreiro, motorista tendo que ficar na embreagem, num aclive acentuado, aguardando a passagem de carros leves numa rua quase plana como é a Nossa Senhora Aparecida. É um absurdo”, critica Richartz. Para o taxista o sistema anterior já estava consolidado, não havia porque mudar, pois os que observam a sinalização já trafegavam automaticamente. Já o taxista Sérgio Murilo Pereira diz que gostou das medidas feitas.            “Agora os cruzamentos estão bem sinalizados, antes passávamos ali sempre preocupados”, observa.
Eniara Porto diz que está em estudo a possível instalação de semáforos nos dois cruzamentos, e até já existe um pedido da direção de uma escola que fica na esquina da Manoel Loureiro com a Nossa Senhora Aparecida. Só que na sua opinião, os carros que sobem a Manoel Loureiro continuariam a ter as mesmas dificuldades, a de sustentar o veículo na embreagem quando o sinal estiver vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário